PC RECUPERADO!!
Fiz o que aconselharam, dei-lhe uma boa limpeza e tirei-lhe todo o pó que tinha por dentro e por fora e já trabalha normalmente.
Mas é preciso ainda deixá-lo em avaliação, porque os problemas que o passam ter levado a ter aquelas quebras podem ainda manifestar-se, caso não tenha sido do pó, mas tenho fé de que tenha realmente sido isso e que ele agora trabalhe em plenas condições.
Agradeço os comentários do kaz, do Kirz e do MDashK que me ajudaram na resolução do problema. Muito obrigado, pessoal.
Amanhã já devo poder ter cá o Calhau 23. Tenho ainda de ver como aquilo ficou depois do PC ter tido “um ataque” a meio do CQ.
Ainda bem que conseguimos ajudar. 😉
A partir de agora, já sabes, ai de 3 em 3 meses, uma boa limpadela. xD
Cheguei a ter um PC fixo que ai de 2 em 2 meses tinha mesmo de o limpar, porque o gajo começava a passar-se e cada vez q o ligava, apitava parecia uma ambulância, mas esse tinha uma RAM que já tava mesmo com os pés pá cova. xDD
Algo q pode também ajudar, é ter um programa na tray para ires sabendo as temps que ele tem. A partir do momento que sabes as temps habituais dele, e começas a ver as temps a ficar fora do habitual, principalmente em jogo, já começas a saber quando ele começa a pedir uma limpeza.
Eu pessoalmente uso o throttlestop 8.70. Ao inicio quando abres o programa, assusta um pouco, porque o intuito principal dele é alterar as voltagens e multipliers do CPU, mas se não mexeres nessa parte das configs, podes usá-lo simplesmente para ter as temps em tempo real dos cores do CPU e da GPU na tray junto aos icons habituais.
Ok, obrigado pelas dicas.
Estarei a partir de agora atento às temperaturas do gajo. 😉